CUB E O INCC: Saiba o que é e como eles influenciam na compra do seu imóvel

Comprar um imóvel na planta é uma ótima opção para quem procura valorização em investimentos imobiliários. É importante atentar para dois indexadores utilizados para reajustar o valor da construção, ou imóvel comprado na planta, até o término da construção. Veja abaixo.

Indicadores financeiros são elementos que representam uma análise da situação financeira de determinada categoria, levando em consideração fatores que a influenciam. Na construção civil, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) e o Custo Unitário Básico da Construção (CUB) são índices utilizados para corrigir parcelas durante o período de construção de um imóvel. O INCC ou o CUB têm usos distintos aos dos indexadores aplicados às correções de financiamento do imóvel, eles reajustam as prestações conforme a oscilação dos preços de materiais de construção; e a variação dos salários pagos pela construção civil, ambos no período compreendido pela construção do imóvel.

CUB

O Custo Unitário Básico (CUB) é utilizado para obter-se uma estimativa do custo de um projeto. Ele é calculado com base nos diversos projetos-padrão, levando-se em consideração os lotes básicos de insumos (materiais de construção, mão de obra, despesas administrativas e equipamentos) com os seus respectivos pesos constantes na referida norma.

 INCC

O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) é um indicador elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem como objetivo analisar os gatos referentes às edificações habitacionais em território nacional. Ele influencia no valor da maior parte dos imóveis ainda em construção.

O CUB e o INCC são essenciais para o segmento da construção civil. Eles são importantes tanto para as empresas, construtoras e incorporadoras, quanto para os clientes. Conhecer esses valores, portanto, é fundamental para tomar decisões melhores e que atendam às expectativas.

A função do CUB é mais simples, pois serve como diagnóstico e não como elemento de correção. Basicamente, o indicador ajuda a elaborar orçamentos de obras de todos os tipos de tamanhos. Como o preço é definido por metro quadrado, dá para ter uma boa média de quanto será preciso gastar em cada local para fazer uma obra.

Já o papel do INCC é especialmente importante. Ele tem a missão de corrigir o valor pago, de modo a contemplar as alterações nos custos para a construção.

O CUB e o INCC são índices essenciais no mercado imobiliário e de construção civil. Ao considerar essas questões, fica mais fácil conhecer os custos dos imóveis ou projetos e tomar boas decisões.

 

Fonte: Wecon Empreendimentos | ImovelWeb  |  Urbs Blog 

Comentários

Postagens mais visitadas