Alargamento da faixa de areia em Balneário Camboriú - Uma nova maneira de viver e aproveitar a praia


Balneário Camboriú é o destino de muitos em qualquer época do ano. Seja para aproveitar a praia ou curtir o agito da cidade, o turismo é o ano todo.

Com isso, a prefeitura de Balneário Camboriú lançou um projeto de alargamento da faixa de areia, projeto este que irá proporcionar um melhor bem estar e aproveitamento da praia, com ampla área de passeio para qualquer um aproveitar.

(foto Fabiano Correia)

“O alargamento e proteção da orla da Praia Central não é apenas uma questão estética, mas também econômica para Balneário Camboriú. É uma obra importante porque recupera e oferece à praia as condições necessárias para a manutenção do turismo”, explicou o prefeito Fabrício Oliveira.

O projeto quando executado, terá espaço para novas atividades, passeio e trechos de areia para comportar bastante gente.

Com a obra, a Praia Central será ampliada, dos atuais 25 metros, para em média 70 metros. No aterro hidráulico serão colocados 2,4 milhões de metros cúbicos de material trazido de jazida localizada a 15 Km da costa.

“Esta obra é fundamental para a cidade porque resgata a qualidade da praia original observada há 60 anos, que foi sendo perdida gradualmente durante décadas. Portanto, trata-se de uma medida de proteção da orla. Além disso, a principal finalidade é devolver à Praia Central um grão de areia com as mesmas características e granulometria do grão nativo e auxiliar no repovoamento da fauna na faixa da praia”, disse o prefeito.



O secretário de planejamento Rubens Spernau destaca a importância desse projeto como uma importante reestruturação que irá devolver à praia as condições ideais que se desgastaram com o tempo.

“Assistimos nas últimas décadas a diminuição gradual da faixa de areia da Praia Central, mais acentuadamente na Barra Sul, mas em toda orla. O que esta obra importantíssima e necessária de reestruturação vai fazer é devolver à orla a condição que tinha no passado. Se isso não for feito logo, corremos o risco de prejuízos sérios para a cidade e para a imagem da cidade, como a ocorrência de ressacas e eventos climáticos em que o mar invade a Avenida Atlântica e destrói a infraestrutura ali existente. Esta obra está sendo discutida na cidade há muito tempo e até um plebiscito acompanhado pelo TER/SC já foi feito em 2001, e apontou que 71% dos que se manifestaram eram favoráveis a ela”, argumentou o secretário de planejamento, Rubens Spernau.

Além de trazer uma nova cara à cidade, o alargamento da faixa de areia transformará o cartão do postal da Dubai Brasileira.

Ficamos na expectativa de mais uma realização incrível de BC.

Comentários

Postagens mais visitadas