Primeiro imóvel: veja o que é importante saber na hora de comprar
A compra do primeiro imóvel é um desejo de muitas pessoas, o sonho da casa própria, de ter o seu "cantinho", pois bem, para isso, é importante que o futuro proprietário esteja atento e bem informado antes de fechar o negócio.
A organização financeira e o orçamento definido é o primeiro passo. Se você tem suas reservas aplicadas e um bom investimento é provável que compense deixar parte do montante por lá, pois o juros recebido será maior que os juros pagos em um financiamento. Se você tem aplicações mais conservadoras, talvez compense fazer um aporte maior e assim ter uma prestação mais suave ou um fluxo mais curto.
O futuro proprietário deve estar atendo aos gastos extras com o imóvel. Além da compra em si, há o imposto de transferência de bens imóveis, o chamado ITBI, escritura e registro do imóvel que são emolumentos cobrados pelos cartórios. Existe uma tabela, reajustada anualmente, com os valores do imposto, mas é bom ter em mente que o custo total deve girar entre 2%, 3% e 4% do imóvel. Também vale pensar no longo prazo: colocar no orçamento os custos mensais de condomínio, IPTU, Marinha (se o imóvel for frente mar), água, luz, entre outros.
Depois do orçamento definido, é hora de pensar no número de quartos, metragem, e região do imóvel.Essa escolha tem muito a ver com as necessidades pessoais de cada um.
Outro ponto importante a pensar, é na liquidez da casa ou apartamento. Se possível, escolha algo localizado em bairros valorizados e que tenha muita procura.Tudo para que, em algum momento, seja fácil de vender ou alugar o imóvel.
Contar com a ajuda de um corretor de imóveis é fundamental nesse momento, pois ele vai ajudar a entender todos os pontos importantes, e claro, achar o imóvel de preferência.
Texto adaptado da Revista Zap Imóveis: https://revista.zapimoveis.com.br/primeiro-imovel-veja-o-que-e-importante-na-hora-de-comprar/
Comentários
Postar um comentário