Permuta de imóveis: Como funciona?
Muito comum no mercado imobiliário, a permuta de imóveis acontece em grande parte das negociações.
Mas, o que é a permuta de imóveis? A permuta de imóveis é a modalidade de negócio em que duas partes trocam bens ao mesmo tempo. A permuta pode ser casas, apartamentos, terrenos, imóveis comerciais, ou até mesmo automóveis.
Essa troca não precisa necessariamente ser por valores equivalentes, já que uma das partes pode realizadas a compensação financeira da diferença nas condições de pagamento previamente combinadas.
A permuta imobiliária é uma transação comercial com segurança jurídica.Isso quer dizer que ela é reconhecida como um processo legal. De toda forma, é preciso que haja um acordo prévio entre as partes, principalmente em relação aos valores envolvidos.
Um dos pontos principais do contrato de permuta de imóveis, é que a responsabilidade pelos tributos e a data da entrega dos imóveis precisam constar no documento.
Uma grande vantagem da permuta imobiliária é a isenção do Imposto de Renda quando não existe a torna (complementação pela diferença), ou seja, quando os imóveis têm o mesmo valor. Se não existe a complementação financeira, a Receita Federal entende que o valor do imóvel continua sendo o mesmo que foi declarado pelo antigo proprietário. Por isso, essa transação é isenta de Imposto de Renda.
Outra vantagem da permuta imobiliária é dispensar uma boa parte do pagamento em dinheiro. No caso, usa-se um bem adquirido para a compra de um outro de maior valor ou rentabilidade.
Texto adaptado de: https://www.ingaia.com.br/permuta-imobiliaria-saiba-como-funciona/
Comentários
Postar um comentário